Data Center

Data Center – suas informações merecem um lugar seguro.

Os Data Centers trazem muitos benefícios para os negócios e podem ser uma ótima decisão, não só para grandes, mas também pequenas e médias empresas. Alguns desses benefícios incluem escalabilidade, segurança de informações, economia de custo e sustentabilidade.

Para sua implementação é necessário um planejamento de etapas que devem ser cumpridas em cada detalhe para que não haja falhas e comprometimento dos dados. Neste momento é muito bom poder contar com uma empresa que forneça toda a solução, desde a projeto civil até instalações elétricas e de segurança.

O primeiro passo na construção de um Data Center é a preparação da infraestrutura arquitetônica, ou seja, do espaço que vai abrigar os equipamentos vitais. Toda a parte civil deve ser adequada para que a Sala Segura que receberá o Datacenter esteja apta e não cause problemas que venham a danificar permanentemente um dos bens mais preciosos das empresas, suas informações.

Isso inclui reforma ou construção de: contrapisos, paredes, forro, nivelamento de contrapisos e até mesmo reforço de laje, visto que tais equipamentos são pesados. Este local deve ser capaz de resistir a desastres naturais e impactos físicos, além de contar com proteção antichamas. O piso elevado é um dos diferenciais dentro do projeto arquitetônico, com a instalação de placas removíveis, para que cabos e equipamentos possam ser instalados embaixo delas, facilitando o manuseio e evitando desgastes.

Depois que todo o projeto arquitetônico estar em conformidade, se inicia a instalação de equipamentos e subsistemas do Datacenter. Um dos fatores de grande relevância é o sistema de detecção e combate a incêndios. Ele garantirá que não haja danos aos equipamentos ali condicionados em caso de fogo. Ainda são instalados todo o sistema de climatização, começando pela tubulação do ar-condicionado automatizado e exaustores.

Após estes procedimentos são instalados os quadros de distribuição de energia. Também é feita a passagem de cabos e a conexão com disjuntores e ramais de distribuição. Além da ligação à rede elétrica, o sistema elétrico do Data Center também precisa ser conectado aos no-breaks instalados na sala elétrica e aos geradores, que vão garantir o suprimento de energia em caso de queda no fornecimento por parte da concessionária.

Ainda é desenvolvido todo o cabeamento estruturado da Sala Segura, com a instalação de cabos metálicos de internet e fibras óticas usadas na comunicação de dados. Já em fase de finalização, o sistema a ser é o de monitoramento e gestão. Isso porque um sistema de gestão moderno e completo, como o DCIM é composto de hardwares e softwares que são interligados a todos os demais subsistemas do Data Center.

Por último e não menos importante, será feito o transporte do moving de ativos que é o transporte dos servidores, HDs e outros equipamentos da antiga para a novainfraestrutura do Data Center.

Todas estas etapas devem ser realizadas por uma equipe qualificada e com expertise em engenharia civil e elétrica, que segue rigorosas normas técnicas e que possuem certificações de qualidade. Venha para a EMIBM e conheça nossas soluções, que te darão segurança em ter o melhor para sua empresa em um só lugar.

WhatsApp EMIBM Chamar no Whatsapp
EMIBM www.emibm.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×