Energia solar mais cara em 2023? Veja como não perder esta economia.

Energia solar mais cara em 2023? Veja como não perder esta economia.

Foi aprovada em janeiro de 2022 o Marco Legal de Geração Distribuída, voltada para energia solar, que institui uma cobrança que não existia na instalação de placas solares para residências. A chamada “taxação do sol” vai encarecer a geração de energia solar para o consumidor, mas você pode fugir desta cobrança.


A Lei 14.300/2000 em vigor, institui cobrança dos custos de distribuição de energia para quem gera sua própria energia solar por meio do sistema on grid – que é conectado à rede de distribuição elétrica de energia. Anteriormente, quem instalava os painéis em residências ficava isento de parte desta tarifa, contribuindo diretamente para a economia energética.


Mas calma, ainda dá tempo de manter este benefício se você instalar em sua residência o sistema fotovoltaico até o fim deste ano. Este mesmo marco legal também estabelece que quem já tinha instalado antes da publicação, ou num prazo de 12 meses a partir da publicação da Lei, continua isento da cobrança até 2045. Sendo assim, fazendo este investimento até dezembro, você aproveitará o máximo de economia pelos próximos 22 anos.


Levando em conta que um sistema de painéis fotovoltaicos tem uma vida útil de 25 a 30 anos, você terá as regras antigas e rentáveis, até o fim deste equipamento. Para quem não conseguir aderir até 7 de janeiro de 2023, essa cobrança também não será cheia, pois há um período de transição para estes projetos, que terá a cobrança cheia somente a partir de 2029.


Mas qual a diferença de um sistema on grid e off grid e qual mais vantajoso para sua residência? Os sistemas on grid são os mais viáveis para as casas, pois utilizam a rede de distribuição para injetar a energia gerada, mas não usada, de forma a obter créditos que podem ser abatidos em conta. Além disso, em momentos de baixa ou pouca luminosidade, em que não é possível gerar a própria energia, essas residências utilizam o sistema de distribuição para obter a que necessitam. Já o off grid, são independentes e não conectados à rede elétrica, necessitando de baterias para armazenar esta energia o que torna demasiadamente oneroso ao consumidor residencial.

Imagem de EMIBM


Hoje estes sistemas estão cada vez mais populares e barateando seus custos de forma considerável. Com a realidade atual das tarifas energéticas cada vez mais altas e com pagamentos de bandeiras pelo uso de termoelétricas se tornando mais frequentes e longas, a utilização de fontes solares residenciais se torna a opção mais rentável, com economia energética imediata de até 90% e retorno do investimento a médio prazo.

Imagem de EMIBM


A EMIBM Engenharia tem a solução de energia solar como uma de suas prioridades, pois acredita que o consumo consciente para as casas, gera economia efetiva e contribuição para diminuir os impactos ao meio ambiente.

Gostou? compartilhe!

Whatsapp EMIBM Whatsapp EMIBM