Automação residencial, o futuro hoje ao seu alcance.

Automação residencial, o futuro hoje ao seu alcance.

Nos últimos dois anos, a pandemia de Covid-19 mudou a forma como as pessoas se relacionam com seu trabalho e em sua casa. O home office se tornou uma realidade e veio como uma maneira nova de lidar com o trabalho. As residências começaram a ter um olhar ainda mais exigente das pessoas que nela moram, pois não é mais um local para as noite e fins de semana e sim seu lugar no mundo. Estes ambientes precisam estar cada vez mais aconchegantes, seguros e porque não, tecnológicos. 

A automação residencial, ou mais conhecida como ‘casa inteligente’, tem a capacidade de programar e agendar eventos para o funcionamento automático de vários equipamentos em casa. Utilizando softwares integrados a uma controladora de automação, é possível monitorar e gerenciar todo o ambiente por meio de uma central via smartphone ou tablets, utilizando a internet. 

Esta tecnologia está presente em vários equipamentos da casa desde a iluminação, passando por sistemas de segurança e vigilância, até praticidades do dia a dia como ligar o ar condicionado de um local específico, ou pré-aquecer o forno para colocar aquele assado para o jantar. 

No quesito iluminação, além de servir para maior segurança nos períodos que você precisar se ausentar de casa, também pode ser usada para valorizar a decoração e criar cenários específicos para cada ambiente, totalmente personalizado por intensidade e cores. Ainda acaba a necessidade de lembrar de desligar toda a casa, uma vez que ela identifica a saída dos membros e desativa todas elas. Estas funcionalidades geram maior economia de energia, pois assim você poderá monitorar e gerenciar onde, quando e quais circuitos devem ser acessados.

Outro tipo de automação muito útil é o de controle de temperatura, que pode ser programado para ser desligado automaticamente no momento em que o ambiente atingir a temperatura pré-estabelecida, seja para aquecimento ou resfriamento. A automação de temperatura também pode ser sua aliada na adega de vinhos, mantendo sempre o mesmo nível de clima, ligando e desligando sem alterações, de forma automática, economizando energia. 

Imagem de EMIBM

Se a ideia for um programa para relaxar, a automação te proporciona todo um ambiente personalizado com equipamentos de sons e imagens com resposta por via móvel ou pré-programada, com comandos de voz que além de ligar, podem executar seus streamings favoritos sem mesmo pegar em controles. As cortinas também podem ser acionadas para tornar o lugar ainda mais propício para este momento. Até mesmo seu sono não precisa ser interrompido, as persianas blackout podem ser acessadas de onde estiver.

Mas se é a segurança que mais te chama atenção no quesito automação, as casas inteligentes, além de atuar na vigilância, algo que já ocorre a um bom tempo, pode fornecer controle total de acessos e tornar obsoleto o uso de chaves. As fechaduras inteligentes evitam que você tenha necessidade de uso de meios de abertura fora sua digital, além de monitorar, liberar ou bloquear acessos a locais específicos dentro da sua casa. 

Já os sensores de presença de portas e janelas são úteis para a segurança, pois detectam qualquer evento inesperado e ainda podem desenvolver padrões de comportamento que analisam os acionamentos não programados prevenindo roubos e arrombamentos.  Com as câmeras de segurança não é diferente, podendo ser acionadas quando ocorrer qualquer movimento ou acionamento de campainhas. 

Todas estas facilidades estão ao alcance de todos aqueles que desejam ter a tecnologia como sua aliada também dentro de casa. A EMIBM possui um software voltado a atender todas estas funcionalidades, não somente para casa, como empresas e condomínios. 

 

Gostou? compartilhe!

Whatsapp EMIBM Whatsapp EMIBM